Televendas (11) 4565 2001
carrinho
0 itens
R$
0,00
Total
Frete

Fora de Catalogo
Jornalismo no Cinema

Fora de Catalogo

Jornalismo no Cinema (LIVROS)

(Jornalismo no Cinema - Filmografia e comentários)

Sinopse:

O jornalismo está inteiro no cinema. Quase todos os grandes diretores se ocuparam em retratá-lo: Frank Capra, William Wellman, Howard Hawks, Billy Wilder, Mervin Le Roy, John Ford, Alan Pakula, Orson Welles, Alfred Hitchcock, Fritz Lang, Elia Kazan, King Vidor, Samuel Fuller, Otto Preminger, Woody Allen, Robert Altman, Sidney Pollack, Stephen Frears. Grandes atores criaram jornalistas inesquecíveis: Humphrey Bogart, Kirk Douglas, Orson Welles, Jack Lemon, Paul Newman, William Hurt, Warren Beatty, Jack Nicholson, Marcelo Mastroianni, Nick Nolte, Robert Redford, Dustin Hoffman, Gene Hackman, John Malkovich, Julia Roberts, Michele Pfeiffer, Kim Bassinger, Faye Dunaway. 
 
Para apresentar e discutir essa produção, Jornalismo no cinema reúne artigos de um importante grupo de pesquisadores e profissionais: Christa Berger, Giba Assis Brasil, Ronaldo Henn, Tuio Becker, Flávio Mainieri, Francisco Rudiger, Christa Berger, Rosa Nívea Pedroso, Adriana Schryver Kurtz, Karen Silvia Debértolis, Helena Kempf, Silvia Lisboa, Cláudia Rejane do Carmo, Fatimarlei Lunardelli, Maria Helena Weber, Luciano Miranda e Adriana Schryver Kurtz. 
 
Jornalismo no Cinema: uma aula de pesquisa 
 
Este trabalho se insere na investigação do campo da Comunicação Social que privilegia o conhecimento das representações de suas práticas. A meu ver, as melhores pesquisas nesta perspectiva advêm de uma característica muito específica que subsidia tanto sua metodologia como a análise a relação fazer/pensar. 
 
A pesquisadora, professora e jornalista Christa Berger é uma apaixonada pela prática social do jornalismo, que exerceu antes de se dedicar à academia. Este conhecimento de causa faz emergir vários caracteres de significação do jornalismo, retratado aqui através do cinema. Foram consultadas sinopses de aproximadamente 25 mil filmes, 785 deles listados, 60 filmes assistidos e categorizados e, para nosso deleite, 15 deles foram analisados "desde a perspectiva da construção de uma imagem do ofício jornalista", por professores, críticos de cinema, alunos da graduação e pós-graduação. Esta original combinação de visões, a meu ver, justificaria a qualidade e pluralidade do material produzido. 
 
O livro nos fornece ainda um CD-ROM com a filmografia e suas respectivas sinopses e fichas técnicas, se transformando em fonte primária para futuras investigações do tema. Mais do que jornalismo no cinema, a pesquisa demonstra como a inter-semiose destas práticas comunicacionais foram geradoras de linguagem, mitos-registros das relações de poder e exercício da política na nossa sociedade. 
 
Portanto, os filmes analisados são ícones dos limites dos ideais democráticos da liberdade de expressão da imprensa e da mídia audiovisual. O cinema aqui é tomado como objeto de conhecimento, através do qual tanto a forma como o conteúdo fornecem revelações sobre a construção do universo da informação, materializadas nas facetas do personagem jornalista, na coincidência da narrativa da ação cinematográfica e jornalística, nos dramas do conluio da imprensa e exercício do poder, nas reportagens da vida real e na transformação da notícia em mero espetáculo de variedades. 
 
Este retrato amplo, rigoroso e criativo da representação do jornalismo no cinema é matéria para repensarmos as querelas entre ensino técnico-profissional e a formação de jornalistas humanistas, que tenham autonomia de pensamento e possam refletir sobre sua ação no mundo dos acontecimentos. 
 
Regina Mota 
Professora no Departamento de Comunicação Social da UFMG

Gênero
Críticas e Ensaios
Autor
Não Informado
Idioma
Português,
Edicao
2002
País de produção
Paginas:
296 pág.
ISBN
8570256272
Fromato
14,0 x 21,1 x 1,7 (largura x altura x espessura)
Codigo de Barras
9788570256270
Extras
 
Cotação
Muito bom
8 votos
Deixe sua nota
Ruim Regular Bom Muito Bom Excelente

Gostou de Jornalismo no Cinema?

Comente aqui!